#3 GERAÇÕES
GERAÇÕES é o tema do Festival Contrapeso 2023 que, no final deste Outono - quase Inverno, volta a invadir Loulé com um programa de teatro, jazz, cruzamentos disciplinares, e várias acções de mediação, como workshops e masterclasses.
Nesta terceira edição, que acontece de 30 de Novembro a 3 de Dezembro, o festival organizado pela Mákina de Cena faz nova investida por 6 espaços do Município Louletano (Cineteatro Louletano, Auditório do Solar da Música Nova, Casa da Mákina, Tempo das Artes, Palácio Gama Lobo, Conservatório de Música de Loulé), com um programa diversificado, que abrange diferentes públicos e temáticas, desde a emigração contada pelo prisma de quatro clowns, à eutanásia ou à ciganofobia, passando pelo revisitar de nomes incontornáveis do jazz mundial e à criação de música original a partir da poesia de Salvador Santos.
o Festival
O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena, que teve a sua primeira edição em 2021, com um programa dedicado a solos nacionais de teatro e música, por onde passaram a Cia. João Garcia Miguel, Mário Delgado, Carlos Barretto, entre outros; e se internacionalizou em 2022, sob o mote From Paris with Love, com participações de luxo como a Cia. Plexus Polaire, The Latebloomers, ou Antoine Karacostas Quartet.
De carácter anual, este festival nasceu pela vontade de equilibrar, de forma pertinente, a lógica programática municipal e regional, tradicionalmente sazonal (época balnear). No fim do Outono, já saudando o Inverno, queremos contribuir para que Loulé seja igualmente atractivo, com uma oferta artística e cultural independente e diferenciadora, potenciando o desenvolvimento e fixação de diferentes públicos.
Durante quatro dias, no início de Dezembro, propomos uma programação mista de teatro e jazz, pilares do trabalho desenvolvido pela Mákina de Cena, sujeita a diferentes temas em cada edição, com artistas emergentes e, também, consagrados nas suas disciplinas.
Programa
A propostas teatrais como Adiante, uma coprodução internacional entre a Cia. A Nariguda, LUME Teatro e Lua Cheia; Homo Sacer, nova criação do Bestiário com Maria Gil, O Infinito Estrangeiro pela Oficina de Ideias das Terras do Oeste, ou Dentro³ de Ana Catarina Santos e Sílvio Vieira / outro; juntar-se-ão Selvagem - espectáculo da Mákina de Cena que cruza a poesia de Salvador Santos com composições de Marco Martins, contando com a participação, entre outros, de João Paulo Esteves da Silva e Alexandre Frazão; o concerto a solo de João Barradas, e The Mingus Project, liderado pelo contrabaixista Nelson Cascais; em quatro dias de CONTRAPESO, que, decerto, não vai querer perder.
Clique aqui para a Brochura do Festival.
Para informações e aquisições de bilhetes, clique na fotografia de cada evento.
Espaços do festival
Contactos
Mákina de Cena (Organização)
Direcção Artística
Carolina Santos e Marco Martins
direccao@makinadecena.com
Produção
Ana Palmeiro | 916 285 098
contrapeso@makinadecena.com
producao@makinadecena.com
Paris, Texas (Ass. de Imprensa)
Rita Bonifácio | 918453750
ritaparistexas@gmail.com
Cineteatro Louletano
289 400 820
Equipa
Dir. Artística e Programação: Carolina Santos e Marco Martins
Dir. de Produção: Pedro Silva
Produção: Ana Palmeiro e Ana Beatriz Lopes
Admin. Financeira: Verónica Vitorino
Apoio à Produção: Letícia Blanc
Equipa Técnica: Ricardo Vieira, Flávio Inocêncio, Samuel Beckman
Design Gráfico: Mákina de Cena, Paulo Duarte a.k.a. Piky
Fotografia e Vídeo: João Catarino (ORELHA)
Gestão de redes: Martim Santos
Ass. de Imprensa: Rita Bonifácio / Paris, Texas
Produção: Mákina de Cena 2023
Financiamento: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes, Município de Loulé
Parceiros: Cineteatro Louletano, Conservatório de Música de Loulé
Casa da Cultura de Loulé
Parceiros Media: Barlavento, ETIC Algarve, RUA Fm
Apoios: RTA - Região de Turismo do Algarve, Loulé Coreto Hostel e Guesthouse,
Loulé Jardim Hotel, Loulecópia