

“West, Ocidente, Algarve”
The West Sessions é uma iniciativa encabeçada pelo baixista Marco Martins, promovida pela Mákina de Cena.
Com o objectivo de enriquecer o panorama musical e a criação de novos conteúdos, este projecto visa a colaboração de artistas nacionais e internacionais através da linguagem do Jazz e da Música Improvisada, impulsionando a composição, a apresentação pública e a datação das criações.
SESSION #1
A primeira residência artística foi realizada no Algarve, em Fevereiro de 2018, com a participação do guitarrista Florent Souchet e do baterista Simon Bernier (com quem M. Martins já tinha trabalhado em Paris no álbum ROADBOOK), e do trompetista Leon Baldesberger.
Gravada no estúdio Zipmix em Olhão, e apresentada no Festival "Os Dias do Jazz" 2018 em Faro (onde contou com a participação do baterista Filipe Sequeira), The West Sessions #1 traduz-se em composições repletas de texturas e paisagens sonoras, onde a improvisação tenta dar resposta à questão: “Que música podemos fazer aqui e agora?”.
Leon Baldesberger (PT) – trumpet
Florent Souchet (FR) – guitar/comp
Marco Martins (PT) – bass /comp
Simon Bernier (FR) & Filipe Sequeira (PT) – drums
SESSION #2
Na segunda sessão, the West Sessions procurou dar continuidade às acções de formação realizadas pela Mákina de Cena em Loulé, sobre a tradição Jazz, standards e as jazz tunes, juntando músicos nacionais e internacionais, para dar voz a temas emblemáticos do Cancioneiro Americano, revisitando-os e tornando-os únicos com o seu cunho pessoal e criação/improvisação colectiva.
A convite da Casa da Cultura de Loulé, preparou-se um concerto para a apresentação do 25º Festival de Jazz de Loulé, integrado na programação do Open Day do Festival Med 2019.
Florent Souchet (FR) – guitar
André Gomes (PT) – piano
Marco Martins (PT) – bass
Guilherme Melo (PT) – drums